Comendador Dom Hudson Giovanni


Dom Giovanni, Um Aristocrata Anarquista.

Nascido na cidade de Angra dos Reis no estado do Rio de Janeiro, Hudson Giovanni se mudou em 1987 para a cidade natal de sua mãe [Ana Mª. Pacheco], a cidade de Dores do Rio Preto, na Serra do Caparaó no Espírito Santo, pois seu pai [José Soares], hoje já falecido, se encantou com a beleza e a promessa de prosperidade daquele simpático município, vendo que seria o melhor lugar para se criar e educar uma criança. Nosso Hudson tem mais três irmãs, sendo uma mais nova [Beatriz] e duas mais velhas [Tatiana e Josiane] do primeiro casamento de seu pai, e cinco lindas sobrinhas, o orgulho do titio. Hudson Giovanni é muito ligado à família e aos amigos. Como ele mesmo diz, 'meus amigos são a família que os Deuses me permitiram escolher'.

Desde criança Hudson Giovanni sempre é fascinado pelo mundo das artes, participando assiduamente em todas as festinhas e peças infantis da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio 'Pedro de Alcântara Galvêas' onde estudou durante toda sua vida escolar. Sendo membro do Conselho Administrativo desta escola por 04 mandatos, dois como representante dos alunos, e dois mandatos como representante da Comunidade Riopretense, sempre sendo o mais votado nas eleições. Sempre muito ligado às disciplinas de Português [principalmente literatura e redação] e História, onde, como ele mesmo diz, foi sua base para se apaixonar pelas artes em todas as suas manifestações, dizendo ainda que deve sua formação sociocultural e a paixão pelas artes à algumas professoras como Eliza Vitório, Rita de Cássia Lopes, Rosa Mª. Magro, Adijane Barbosa e Iraídes Queirós, que nosso poeta as intitula como suas 'Musas Culturais'.

Já com 14 anos, começou a estudar profundamente obras e livros técnicos sobre teatro, como Shakespeare, Cosntantin Stanislavski, Bertolt Brecht, Sábato Magaldi, Richard Boleslavski, Grotoviski, Stela Adler, dentre muitos outros, a ponto de criar uma técnica propriamente sua com base em seus estudos.

Em 2007, à convite do Presidente do Grêmio Estudantil, Sr. Junior Paradizo, e da Diretoria da E.E.E.F.M. 'Pedro de A. Galvêas', Hudson Giovanni ministrou o Curso de Teatro e Artes Cênicas para os alunos desta instituição de ensino público e a membros da comunidade Riopretense, onde capacitou os seus alunos [ou seus meninos como Hudson os chama] com as técnicas de encenação, improvisos, comportamento de palco, iluminação, cenário, figurino, maquilagem, habilitando todos os alunos à formar um grupo de teatro, desde o ator ao diretor técnico, produtor, chefe de camarins e cochias, autor, em fim, todo um elenco, e assim nasceu o Grupo de Teatro 'Dramática Loucura', que em sua estréia apresentou uma peça escrita e dirigida por Hudson Giovanni, a obra 'Terapia do Brilho', uma comédia de auto-ajuda, que foi um grande sucesso de público e recebeu ótimas críticas.

No Curso, Hudson Giovanni mostra aos seus alunos o quanto o teatro esta ligado ao nosso dia a dia, o quanto o artista de teatro é uma célula importante na comunidade. Na visão do Diretor, o ator tem o compromisso de serem formadores de opinião na sociedade, e que o teatro tem como missão representar o povo quando este não tiver quem ou a oportunidade de falar por ele, sendo uma frase de Hudson Giovanni: 'Teatro é a arte de dizer o que deveria ser verdade'.

Hudson Giovanni também é Ambientalista, sendo Educador Ambiental do Consórcio Caparaó, onde defende o desenvolvimento sustentável daquela região e a formação sócio-ambiental de seu povo. O poeta, é graduado em Geografia (PROFESSOR) e está graduando em Ciências Biológicas, pela UEMG - Unidade Carangola.

Como sempre foi ligado às letras e a cultura, desde criança Hudson Giovanni dedicou-se a escrever poesias e crônicas como forma de desabafo. Desses desabafos nasceu sua obra, que brevemente será publicada, 'Palco das Ilusões', onde o autor usa de técnicas muito propriamente suas, para demonstrar seus pontos de vista sobre si mesmo e os tantos acontecimentos e emoções de sua trajetória de vida.

Tendo sido elogiado pelo renomado poeta Capixaba - e amigo de Dom Giovanni - , Marcos Tavares, que o comparou a Carlos Drummond de Andrade em um de seus poemas, e alguns amigos e admiradores de seus textos comparam o autor à Pagú pela sua irreverência ao escrever.




O Poeta foi convidado à participar da 6ª Edição da coletânea 'Poeta, mostra sua cara!', onde terá dois de seus poemas. Dom Giovanni também pertence ao seleto grupo de poetas e escritores do site Recanto das Letras  (http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=80323), além de membro do internacional  site "Poetas del Mundo".



Sempre sendo audacioso e idealizador, Hudson Giovanni é um dos idealizadores e fundadores da Confraria das Artes, Cultura e Letras de Marataízes e do Estado do Espírito Santo, idéia inspirada nas Confrarias e Sociedades da Idade Média e Moderna, onde temos uma gama de artistas e intelectuais do mundo das artes, cultura e letras, jornalistas e incentivadores da cultura que tem como missão garantir que o popularesco tenha seu lugar de destaque nos baluartes da Cultura e das Artes.

Na Confraria Hudson Giovanni é conhecido por seu titulo nobre de: 'Confrade Mor Venerável Comendador Dom Hudson Giovanni, Grão-Mestre das Artes', sendo o Prior da Casa do Grão-Mestrado de Cerimônias e Crônicas e Guardião das Armas e Insígnias da Confraria., e tendo recebido em 14 de julho de 2012 o grau de Comendador, recebendo a Comenda “Dom Hudson Giovanni de Artes e Cultura”, que será entregue à personalidades que se destacarem nestas áreas. 


Os Confrades da C. A. C. & L. carinhosamente e respeitosamente o chamam de Dom Giovanni

Dom Giovanni é um exemplo de caráter e personalidade artística. Um jovem idealizador e disseminador da Arte e da Cultura.

Presidente da Confraria das Artes, Cultura e Letras de Marataízes 
e do Estado do Espírito Santo