Confraria das Artes, Cultura e Letras de Marataízes e do E.S.


CARTA INTENÇÃO DA CONFRARIA DAS ARTES, CULTURA & LETRAS DE MARATAÍZES e do Estado do Espírito Santo.

Fundada aos dezessete dias do mês de outubro do ano de dois mil e nove, a Confraria das Artes, Cultura e Letras de Marataízes e do Estado do Espírito Santo, foi fundada com a principal finalidade de garantir que o popularesco seja reconhecido como cultura, garantindo assim que a arte popular e suas tantas manifestações tenham suas mostras devidamente reconhecidas.
Há o mito de que a Arte e a Cultura sejam de acesso único dos nobres. Durante muito tempo o acesso a estas foi do alcance de famílias com poder aquisitivo de maior relevância do que a maioria da população. Talvez por isso, tantos até hoje, ainda tem consigo o pré-conceito de que o acesso à arte seja apenas para os nobres.
Sempre houve essa distinção entre “nobreza” e “popular”, assim, fazendo com que a arte fosse vista de formas, e com formas diferentes entres os membros dessas comunidades.
A Confraria das Artes, Cultura e Letras de Marataízes, com seus ares aristocráticos de uma Academia de Letras e com suas pompas de nobreza fidalga, fazendo uso de títulos nobres como o de Dom e Dona, Cavalheiro e Dama, Mestres, Priores, Guardiões e Grão-Mestres, faz com que esses “Nobres” sejam os representantes do povo e de sua arte tão peculiar. Invertendo os paradigmas e assim, colocando a "burguesia" de nossa Confraria à serviço e defesa do Popularesco. Fazendo enfim a aproximação da Arte e do Popular, unindo-os em um só objetivo: A educação sociocultural e a valorização da arte e do povo de Marataízes e do Estado do Espírito Santo.
A Confraria das Artes, Cultura e Letras de Marataízes têm como Priores dois Grão-Mestres, e esses são conhecidos na Casa como Dom Hudson Giovanni, Grão-Mestre das Artes, Prior da Casa do Grão-Mestrado de Cerimônias e Crônicas, Guardião da Armas e Insígnias; e Dona Bárbara Pérez, Grão-Mestra Preceptoral e Conselheira Fiel da Presidência, Guardiã Oficial de Recrutamento. Aos nossos Grão-Mestres cabe o título de Confrades Mores, por esses serem os idealizadores e fundadores da Confraria, sendo ainda, as autoridades máximas da Casa, tendo cargo vitalício no Conselho da Confraria que é formado pelos Dois Priores da Casas da Confraria e o Presidente Mor da Casa, cargo elegível a cada três anos.
Além dos Confrades Mores Grão-Mestres Priores, a Confraria mantém um elenco de vinte cadeiras efetivas e vitalícias dos Confrades. Cada Confrade recebe um título nobre da Casa, podendo ser "Cavalheiro, Dama e Mestre" da área em que atua (poetas, jornalistas, incentivadores da cultura e da arte, escritores, artistas plásticos, artistas de teatro e artes cênicas, etc.).
Nossos Confrades são divididos nas respectivas áreas em que atuam mantendo na Confraria as Mesas dos Guardiões.
A Confraria ainda pode dispor de títulos e consulados por todo território nacional e até mesmo internacional, concedendo comendas e títulos de reconhecimento artístico e cultural a entidades e personalidades.
Por ser verdade, firmo e sanciono o presente documento Oficial desta Confraria.


Comendador Dom Hudson Giovanni
Grão-Mestre das Artes
Prior do Grão-Mestrado de Cerimônias e Crônicas
Guardião das Armas e Insígnias da 
Confraria das Artes, Cultura e Letras de Marataízes e do Estado do Espírito Santo.